Educa.

quinta-feira, 22 de março de 2012

AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem

“Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém”
(Paulo Freire)


Nessa frase de Paulo Freire (1996), fundamenta-se a busca pela construção
do conhecimento; não aquele automatizado, e sempre igual, mas o saber crítico,
independente, que realmente resulta em crescimento. O aluno deixa de ser passivo,
e começa a construir, moldar seu aprendizado. Essa é a essência da educação a
Distância ( EAD). Muito tem se falado em educação, em reformas educacionais, mas
nenhuma outra é tão inovadora quanto à forma e o alcance, como a EAD. É uma
forma atual de aproximar educação do indivíduo, respeitando seu tempo e ritmo. A
autonomia, que resulta em maturidade e disciplina do educando, tornando-se sujeito
e não coadjuvante na sua educação. Para tanto, os Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (AVA) vem de encontro aos propósitos e supre de maneira eficiente
essa demanda. Torna-se necessário saber se a educação adquirida através dessa
modalidade, é realmente eficaz. (...)
 Uma releitura da história da EAD se faz necessária para o melhor
entendimento dos avanços de hoje. (...)
A autonomia é consequência da liberdade de criar, de crescer em todos os
sentidos, esse é o caminho a ser trilhado, para uma educação de qualidade, e uma
democratização do saber nos mais longínquos cantos desse país.


NUNES, Sandra C. AVA- Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Juiz de Fora, 2011.

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